sábado, junho 04, 2011

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença crônica com diversos distúrbios metabólicos, onde o organismo apresenta como principal alteração a hiperglicemia ( aumento da glicose - açúcar no sangue ). Isto é resultado da produção deficiente ou utilização inadequada da insulina, que é o hormônio responsável por retirar a glicose da circulação sangüinea e levá-la para as células com a finalidade de produzir energia. Freqüentemente o diabetes vem acompanhado de dislipidemia, hipertensão arterial e disfunção endotelial.


Tratamento & Controle Do Diabetes

O tratamento do diabetes é composto por uma tríade, que envolve a medicação utilizada no tratamento, seja ela oral ou injetável, a terapia nutricional e a atividade física.


Diabetes Mellitus tipo 1 - Crianças e adultos jovens
Alimentação equilibrada e aplicação de insulina ( seringa/caneta/bomba de infusão )

Diabetes Mellitus tipo 2 - Adultos

A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É ESSENCIAL!!

Uma alimentação saudável é fundamental no tratamento do Diabetes, já que ajuda o organismo a mater o nível da glicose no sangue em equilibrio. Assim, o plano alimentar, juntamente com a atividade física e as medicações antidiabéticas são os pilares no controle e acompanhamento da doença e de outras complicações.

A Terapia Nutricional para o diabético visa atingir e manter adequados níveis glicêmicos, de lipídeos 
(gorduras sanguíneas) e pressóricos. Prevenir e retardar complicações agudas e crônicas.


Um comentário:

  1. Entrei em seu blog e fiquei impressionado com a qualidade dele! Parabéns... Já estou seguindo e sempre passarei aqui para conferir as novidades. Se possível segue o meu e deixe um comentário. sua opinião seria muito importante para mim.
    http://sentimento-cru.blogspot.com.br um forte abraço, francisco maniçoba.

    ResponderExcluir