terça-feira, maio 17, 2011

O paladar da infância

Vale a pena relembrar as guloseimas da criançada dos anos 70/80/90

Nesquik da Nestlé sempre foi um produto muito apreciado. Simples ou com leite, quente ou frio, de morango ou chocolate, era uma delicioso principalmente no frio. Hoje em dia continua a ser comercializado e com o mesmo sucesso de sempre. E aí, você já comeu (tomou)?


Lançado nos Estados Unidos nos anos 1970, o Dip N Lik passou a ser fabricado no Brasil na década seguinte. É um pirulito que vem com saquinho de açucar aromatizado pra você “sujar” ele de pó depois de ser lambido. A marca foi adquirida pela Nutricandy e voltou ao mercado, nos três sabores originais – uva, laranja e cereja – em embalagem remodelada
e já tem até um blog. E aí? Você já comeu?

Suspiro industrializado, assim como a maria-mole de casquinha de sorvete, fazia parte do meu portfolio de doces preferidos. Lembro-me vagamente do gosto, mas aquela textura que derretia na boca era sensacional.  E aí, você já comeu?

Maria mole na casquinha sorvete. Este clássico dos anos 80 era um dos meus preferidos, tinha cara de sorvete mas era um doce diferente e ainda vinha com brinde, geralmente uma bexiga. E qual criança não gostava de bexiga? E aí, você já comeu?


Paçoca Amor  já mora no coração dos brasileiros há mais de 50 anos. Quantas boas lembranças ela traz. Um farelo fininho de amendoim, meio doce meio salgado. Sensacional. Hoje ela faz parte do portfolio de produtos da Arcor mas continua com a mesma receita e embalagem. E aí, você já comeu?

As balas Soft ou ”bala de botão” foram probidas porque asfixiavam criancinhas. Segundo a teoria da conspiração elas eram fabricadas por uma indústria nazista que sonhava em exterminar crianças latinas. O perigo na verdade é que elas eram muito lisas e escorregavam direto pra garganta. Era fácil sufocar com elas. Hoje elas ainda são vendidas mas vem com um furo no meio. E aí, você já comeu?

O biscoito Fofy da Nabisco vinha nesse saquinho vermelho nos sabores chocolate ou caramelo. Eu adorova degolar os ursinhos, arrancava a cabeça deles, depois os braços e por último, comia o corpo. Desapareceram do mercado brasileiro no início dos anos 90. Na Argentina ainda existem, são os Chococitos Fofys e nos EUA também, são os Teddy Grahams. E aí, você já comeu?


Os Cigarrinhos de Chocolate da Pan eram um dos doces mais cult da nossa geração. Esta embalagem com o garoto negro na frente e o garoto branco no verso,  permaneceu inalterada de 52 a 96, quando o produto foi considerado politicamente incorreto e relançado como Rolinhos de Chocolate. Os cigarrinhos eram embrulhados em papel alumínio e não era nada fácil desembrulhar. 
E aí, você já comeu?

O Chocolate da Mônica era fabricado pela Nestlé, tinha um preço acessível e me lembro de comer sempre a parte preta do chocolate primeiro, só depois comia a branca. E aí, você já comeu ? 

 O Ki-Suco foi o pai do Tang, a versão brasileira do Kool-Aid. Era mais um corante do que tudo, tão forte que deixava a língua colorida. E aí, você já comeu (tomou)? 

6 comentários:

  1. biscoito fofy e o chocalate da mônica...saudade!!
    os dois eram ótimos..pena que não tem mais no brasil! =/

    ResponderExcluir
  2. Ahahahaha...os doces antigão kkkkkkkkkkk eu adorava todos eles principalmente o chocolate da Mônica kkkkkkkkkkkk...muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Nossa adoorei a matéria... Muito interessante pra mim que adoroo guloseimaas.. É uma aula e tanto ... Beijos, Tata, a cada dia este blog esta mais interessante

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,odeio nesquik, quando eu era pequeno ate que gostava mais de tanto tomar enjoei... e ki suco, sinto falta dele pqsó custava 10 cents haha muito boa a materia

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de ver as guloseimas antigas que comiamos era muito gostoso esta muito boa a sua materia tata parabens . ADRIANO

    ResponderExcluir
  6. Nossaaa...muito a fim de comer tudo isso!!!
    poxa eu adorava quik...chocolate da mônica...maior vontade de entrar na tela e comer tudo!!!kkkkkkkkkk
    Fiquei deprê por um instante...tô ficando com experiência (VELHA!!!) kkkkk

    ResponderExcluir